Como descobrir a taxa de juros de financiamento?

Como descobrir a taxa de juros de financiamento? Afinal de contas, qual a porcentagem de juros aplicada em meu contrato? Essa porcentagem, como sei que é permitida em lei? Essas são dúvidas frequentes. Infelizmente muitos de nós ao realizar uma compra, não prestamos atenção na porcentagem de juros que estamos pagando sobre o valor devido, até sabemos que pagamos juros, mas quanto? 

O órgão regulamentador da taxa de juros é o BANCO CENTRAL, em tese é ele quem decide a média de juros a ser aplicada por ano, um exemplo: Você sabia que o cartão de crédito possui em média uma taxa de juros de até 300% ao ano? Essas e outras informações podem ser consultadas no site do BANCO CENTRAL

Como saber a porcentagem de juros que foi aplicado?

Mas afinal, onde eu vejo a porcentagem de juros que foi aplicada em meu contrato?

Existe um campo no contrato de financiamento, também chamado de CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO (CDC), onde esta escrito “CUSTO EFETIVO DA OPERAÇÃO“, nesse campo vai constar quais taxas e juros foram aplicados.

Veja o exemplo:

No site do BANCO CENTRAL, você vai lançar algumas dessas informações, na área de “calculadora do cidadão”:

Com esse resultado, consegue ter uma ideia se os juros aplicados estão de acordo com as taxas do BANCO CENTRAL. Porém, o mais correto é contratar uma empresa especializada na área, pois além dos juros precisa verificar se as taxas estão de acordo com a lei.

Com uma assessoria financeira irá fazer uma análise minuciosa e técnica e assim até pode chegar numa redução do contrato, mas é importante saber que essa redução não cabe em qualquer contrato e precisa sempre ser muito bem analisada. 

Espero que eu tenha te ajudado com a sua dúvida, não hesite falar conosco e veja as nossas soluções para sua situação.

Fale conosco no 0800 130 3030

Deixe uma resposta