Saiba o que fazer com o carro apreendido por falta de pagamento.

Carro apreendido por falta de pagamento? Saiba o que fazer.

O veículo financiado que foi apreendido em busca e apreensão pelo motivo de falta de pagamento, pode ser recuperado.

Carro apreendido o que fazer?

busca e apreensão de veiculo

Essa pergunta é uma das mais comuns, principalmente nos dias atuais onde o índice de inadimplência é cada vez maior, mas afinal de contas o que fazer se meu veículo for apreendido por falta de pagamento?

As instituições financeiras após um período de inadimplência podem ajuizar uma ação em face do devedor a fim de obter o pagamento do débito e/ou apreensão do bem, essas ações são denominadas “ação de busca e apreensão”.

A lei (Decreto-Lei 911/1969) permite que em contratos de empréstimos, denominados alienação fiduciária o Banco credor possa “reaver o bem” é uma maneira de garantir o pagamento.

Caso seu veículo tenha sido apreendido, você tem um prazo muito curto para reaver o bem, mais precisamente 05 dias, é isso mesmo! Além, disso o pagamento deve ser realizado incluídas as parcelas vencidas e a vencer, ou seja, a integralidade do contrato, em termos jurídicos chamamos de “purgar a mora”.

É importante destacar, que o processo de busca e apreensão existe um procedimento especial e muitas vezes acontece da apreensão ocorrer de forma indevida, nestes caso o melhor a fazer é consultar uma empresa especializada com a finalidade de analisar o caso, desta forma emitindo um parecer técnico, afinal o bem adquirido é muitas vezes um sonho realizado e ninguém quer perder um bem a toa, não é mesmo?!

Soluções para os devedores

As financeiras e os bancos não têm interesse especificamente no seu carro, o que eles querem é o dinheiro pois é o “produto” que eles trabalham, sendo assim, o que eles querem receber com a apreensão é o seu dinheiro.

Se o seu veículo foi apreendido, e foi vendido pela financeira e o dinheiro apurado não for o suficiente para quitar todas as despesas decorrentes do contrato do financiamento, o devedor continuará com a divida e poderá ser cobrado judicialmente até quitar completamente.

Caso você não consiga continuar pagando as parcelas mensais, uma opção é a venda do veículo, mesmo que seja por um valor inferior ao de mercado.

Converse com um profissional que tenha experiência no assunto para lhe ajudar nas negociações com os bancos ou financeiras. Estou à disposição para te ajudar. Basta ligar no 0800 130 3030

Deixe uma resposta