O que fazer para desistir de um financiamento?

Você viu que não ia dar conta de pagar as parcelas do financiamento, a primeira coisa que veio na mente, “posso desistir”? Vai vale a pena?

Vamos lá, depende! E como tudo na vida, temos alguns pontos dos quais vale a pena você ter ciência. Em regra, você não pode cancelar e/ou desistir do contrato de financiamento.

O que você pode fazer é tentar entrar em acordo com a Instituição Financeira e converter esse contrato para uma entrega amigável do bem, porém, na maioria das vezes ainda com a entrega pro Banco fica um saldo remanescente em aberto, ou seja, você acaba não se livrando da dívida e ainda fica sem o veículo.

Existe também a possibilidade de rescisão contratual, mas somente quando houver algum vício no contrato, ou seja, o descumprimento de cláusula contratual por parte do financiador.

Se eu antecipar as parcelas do financiamento, tenho direito a desconto?

Sim, em qualquer contrato de financiamento. O Código de Defesa do Consumidor prevê o direito ao desconto nos casos de liquidação antecipada, ou seja, você tem direito ao abatimento proporcional do juros se antecipar o pagamento.

Antes de realizar esse procedimento de requerer a desistência do contrato de financiamento, é ideal buscar uma assessoria financeira como a corta juros, essas empresas são especializadas em contratos bancários, irão realizar de forma técnica e minuciosa se o contrato possui irregularidade, bem como avaliar a devolução do bem é a melhor saída. 

Fiz um financiamento e o valor das parcelas aumentou. Podem fazer isso?

Depende. No financiamento de bens móveis, as prestações são fixas e não podem ser mudadas. Já nos contratos de financiamento imobiliário (bens imóveis) pode ocorrer a mudança do valor da prestação dependendo do sistema de amortização contratado pelo consumidor. Portanto, para saber se o aumento é ilícito ou não, é preciso analisar o contrato com calma.

Nós dá Corta Juros, podemos te ajudar analisando o seu caso, entre em contato conosco gratuitamente através do 0800 130 3030

Deixe uma resposta